HISTÓRICO CEJA - VISÃO E MISSÃO

VISÃO E MISSÃO DA ESCOLA

O Centro de Educação de Jovens e Adultos na busca de melhoria para a qualidade do ensino nos próximos anos, visa alcançar resultados positivos como: diminuir o problema de evasão; melhorar o índice de aprovação; participação integrada da comunidade escolar, questionadoras do processo educativo; aprimorar o planejamento coletivo e interdisciplinar.

O CEJA tem como missão reintegrar os jovens e adultos excluídos do ensino regular, oferecendo a estes oportunidades de desenvolver suas potencialidades e habilidades adquirindo valores éticos, morais religiosos e culturais através do processo ensino aprendizagem. Tornando-os assim cidadãos críticos e participativos no seu contexto social.

HISTÓRICO

A escola tem sua origem no ano de 1982, com a denominação de Centro de Estudos Supletivos, ligada ao ensino modular, que visava atender alunos adultos de 1º e 2º graus. Quanto ao Ensino Médio era oferecido no sistema Telecurso, utilizando como principal recurso o Kit TV/Vídeo. Além dessa modalidade, o CES oferecia o Projeto Minerva, indicado para estudantes de 5ª a 8ª série. Nesse caso, os alunos precisavam ter uma freqüência regular e participação direta nas aulas.

Posteriormente, foi extinto o ensino modular e o Projeto Minerva, permanecendo o ensino supletivo em etapas, em regime presencial. Nessa fase, a escola continuava atendendo o Ensino Fundamental e Médio.

No ano de 2000, foi implantada a Banca Permanente de Avaliação com a Resolução CNE/CNB nº 01/2000, para os candidatos remanescentes do Exame de Suplência.

ASPECTOS FÍSICOS

O Centro de Educação de Jovens e Adultos ocupa uma área total de 2.413,34 m², sendo uma área construída de 734,75 m², situado na Rua Leôncio Pires Dourado, s/n Praça da Bíblia – Bacuri - Imperatriz/MA. Está distribuído entre dois pavilhões, com 7 salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, depósito, banheiros para alunos, sala para professores, banheiros para professores, secretaria, diretoria, pátio coberto onde acontecem os eventos da escola.

BIBLIOTECÁRIAS EM AÇÃO

CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – CEJA

BIBLIOTECÁRIAS EM AÇÃO


No dia 17 de setembro de 2013, no turno noturno às 19h00minh, conforme planejamento as coordenadoras (colaboradoras) da Biblioteca Adalgisa Moreno dessa instituição, Lindaura Rodrigues do Carmo Brito, Maria Margareth Mesquita Araújo e Vandy da Silva Leão reuniram-se para ler e discutir o plano de ação 2013/2014 da UREI observando o que poderá ser adaptado para a realidade do CEJA traçando metas e objetivos que possam contemplar o nosso público alvo de acordo a modalidade EJA, objetivando uma maior freqüência e que esses alunos possam ser motivados a usarem esse espaço como um ambiente de estudo e pesquisa para o aprimoramento dos seus conhecimentos e a valorização da Biblioteca como um espaço que realmente tenha acesso e sinta-se motivado.

 Foi discutida a possibilidade de ser adquirido um ambiente (espaço físico) mais acolhedor e se possível climatizado para um melhor conforto do corpo docente e discente dessa escola.

Esteve também presentes nesta reunião discutindo o Plano de Ação a Diretora Adjunta desta instituição Profª. Francisca Lagoa Costa Valle e uma Professora de Língua Portuguesa Maria de Fátima Rodrigues Alves, dando o seu apoio / colaboração no sentido de fazer acontecer às ações aqui planejadas, pois sabemos que a biblioteca antes de qualquer coisa são espaços voltados para a leitura.

Uma biblioteca bem estruturada, dinamizada por coordenadores especializados (bibliotecários) pode se tornar uma ferramenta poderosa na formação de leitores, quando são realizados projetos que visem desenvolver o hábito de freqüentá-las. Precisamos compreender que a leitura além de proporcionar momentos de lazer, é uma ferramenta indispensável para autonomia do sujeito com visão crítica, ativo, reflexivo frente aos desafios do mercado de trabalho e cidadania.

 “Sabemos que a verdadeira leitura é aquela que vai além da decodificação, pois o ato de ler é um processo contínuo que leva a reflexão e a análise, a leitura possibilita ampliar horizontes levando o leitor a conhecer outros mundos”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário