PROJETO DE EXTENSÃO:
CURSO DE CONVERSAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA
NÍVEL BÁSICO
ELABORAÇÃO: ELIZABETE ROCHA DE SOUZA
LIMA
1 IDENTIFICAÇÃO
Modalidade: Capacitação
Proponente: Corpo Docente de
Língua Inglesa do CEJA, turno matutino
Tema
Central:
Curso de Conversação em Língua Inglesa
Coordenação
do Projeto:
Elizabete Rocha de Souza Lima
Período
de Realização:
agosto a novembro de 2013
Carga
Horária:
60 horas
Local: Laboratório de
multimídia do CEJA
Clientela: alunos, professores
e funcionários do CEJA e comunidade imperatrizense, bem como, alunos de outros
estabelecimentos de ensino da Rede Pública Estadual e Municipal, com prioridade
para alunos da modalidade de Ensino EJA que estejam cursando ou tenha cursado o
ensino médio, nesta modalidade de ensino.
2
OBJETIVOS
2.1
Geral
Capacitar discentes e
docentes do CEJA, bem como, outros da rede pública de ensino, em especial os da
Educação de Jovens e Adultos (EJA), Proporcionando aos mesmos, condições de
aperfeiçoar seus conhecimentos através do domínio escrito e oral da Língua
Inglesa.
2.2
Específicos
Desenvolver as
habilidades linguísticas dos alunos através da prática da compreensão e
expressão oral na língua inglesa;
Assimilar e empregar
corretamente as estruturas da língua alvo em nível básico, sob um enfoque
comunicativo;
Acessar informações
que lhes proporcionem conhecimento e ações reflexivas sobre a cultura de
falantes da língua inglesa e sobre a sua própria cultura;
Capacitar alunos e
funcionários do CEJA a usar a língua inglesa como uma ferramenta de comunicação
expressão.
3
JUSTIFICATIVA
As exigências do
mercado de trabalho e a deficiência da oralidade dos alunos de Língua Inglesa,
especialmente os alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), assim
como, os das demais escolas da Rede Pública são fatores que há muito têm
causado incômodo a professores de língua inglesa e a pesquisadores desta área
de ensino. Verifica-se que a escola não tem conseguido preparar os alunos,
adequadamente para atender às exigências do mercado de trabalho, que acaba por
excluí-los.
Ao tentar-se entender
quais as causas desta problemática, percebe-se que o problema tem sido
reforçado por diversos fatores como: material didático inadequado, excessivo
número de alunos por sala de aula, a carga horária mínima da disciplina e a
falta de oportunidade dos alunos de aperfeiçoarem-se no idioma de maneira
significativa para eles. Desta forma o corpo docente de Língua Inglesa do CEJA
com o apoio da sua Direção e Coordenação, proporcionará aos referidos alunos, o
Curso de Conversação em Língua Inglesa em nível Básico.
4 METAS
Inicialmente
pretende-se atender turmas de nível Básico e posteriormente, havendo interesse
por parte dos alunos, turmas de nível intermediário que serão divididas em
grupos de no máximo 20 alunos por turma, para que de fato se efetive o
desenvolvimento das competências comunicativas.
5
METODOLOGIA
A metodologia de
ensino basear-se-à no enfoque comunicativo para o ensino de língua inglesa. O
material didático, o programa do curso e a avaliação serão determinados pela
professora de língua inglesa e coordenadora do projeto.
O aluno será
submetido a três testes durante o módulo, nos quais serão avaliadas as
habilidades de speaking, listening e writting: devendo obter média final 7,0.
Para ter direito ao
certificado de conclusão do módulo, o aluno deverá ter 75% de presença ao término
do módulo. O certificado será de 60 horas. E o mesmo será respaldado pela
direção e coordenação do CEJA.
Quanto aos critérios
de formação das turmas, duração do curso e custos com o mesmo, está previsto
que:
A Formação das turmas
dar-se-`a partir da disponibilidade do horário do aluno para o sábado à tarde.
A turma deverá ter no
mínimo 10 alunos para iniciar.
Os alunos tanto da 1ª
quanto da 2ª etapa do ensino médio farão o nível Básico que será dividido em
dois módulos. Cada módulo terá duração de um semestre letivo.
O nível Básico terá
dois módulos divididos em dois semestres, Básico I e II perfazendo uma carga
horária de 120 horas no final do curso.
As inscrições serão
feitas na secretaria da escola ou com a própria professora, mediante o preenchimento
de uma ficha de inscrição, no período de 14 a 23/08 de 2013 das 07:00 às 11:00
de segunda à sexta.
As aulas serão
ministradas pela professora de Língua Inglesa do CEJA, Elizabete Rocha de Souza
Lima.
O curso será
auto-sustentável, portanto não acarretará em nenhum ônus para a escola.
Os alunos pagarão uma
taxa única de R$20,00 equivalente ao material que será usado durante o semestre
e à confecção do certificado de conclusão do curso.
6
RECURSOS
6.1
Humanos
Professora de Língua
Inglês
Direção e Coordenação
do CEJA
Secretária do CEJA
6.2
Materiais
Sala de aula e
Laboratório de multimídia do CEJA
Pincel para quadro
branco e apagador
Papel A4
Projetor para data
show
Notebook
Certificado de
conclusão do curso
CD
DVD
Tinta para impressora
(colorida e preta)
Apostilas para os
alunos
Xerox
7 AVALIAÇÃO
A avaliação será
feita em primeira instância pela professora ministrante do curso. No final do
semestre, a professora elaborará relatório para ser apresentado à Direção do
Curso do CEJA para que as falhas possam ser detectadas e para que o projeto
seja melhorado ou modificado em sua continuidade.
ELABORADORA:
Elizabete Rocha de Souza Lima
DATA: 24/08/2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário