HISTÓRICO CEJA - VISÃO E MISSÃO

VISÃO E MISSÃO DA ESCOLA

O Centro de Educação de Jovens e Adultos na busca de melhoria para a qualidade do ensino nos próximos anos, visa alcançar resultados positivos como: diminuir o problema de evasão; melhorar o índice de aprovação; participação integrada da comunidade escolar, questionadoras do processo educativo; aprimorar o planejamento coletivo e interdisciplinar.

O CEJA tem como missão reintegrar os jovens e adultos excluídos do ensino regular, oferecendo a estes oportunidades de desenvolver suas potencialidades e habilidades adquirindo valores éticos, morais religiosos e culturais através do processo ensino aprendizagem. Tornando-os assim cidadãos críticos e participativos no seu contexto social.

HISTÓRICO

A escola tem sua origem no ano de 1982, com a denominação de Centro de Estudos Supletivos, ligada ao ensino modular, que visava atender alunos adultos de 1º e 2º graus. Quanto ao Ensino Médio era oferecido no sistema Telecurso, utilizando como principal recurso o Kit TV/Vídeo. Além dessa modalidade, o CES oferecia o Projeto Minerva, indicado para estudantes de 5ª a 8ª série. Nesse caso, os alunos precisavam ter uma freqüência regular e participação direta nas aulas.

Posteriormente, foi extinto o ensino modular e o Projeto Minerva, permanecendo o ensino supletivo em etapas, em regime presencial. Nessa fase, a escola continuava atendendo o Ensino Fundamental e Médio.

No ano de 2000, foi implantada a Banca Permanente de Avaliação com a Resolução CNE/CNB nº 01/2000, para os candidatos remanescentes do Exame de Suplência.

ASPECTOS FÍSICOS

O Centro de Educação de Jovens e Adultos ocupa uma área total de 2.413,34 m², sendo uma área construída de 734,75 m², situado na Rua Leôncio Pires Dourado, s/n Praça da Bíblia – Bacuri - Imperatriz/MA. Está distribuído entre dois pavilhões, com 7 salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, depósito, banheiros para alunos, sala para professores, banheiros para professores, secretaria, diretoria, pátio coberto onde acontecem os eventos da escola.

PROJETO DE EXTENSÃO

PROJETO DE EXTENSÃO:
CURSO DE CONVERSAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA NÍVEL BÁSICO
ELABORAÇÃO: ELIZABETE ROCHA DE SOUZA LIMA

1 IDENTIFICAÇÃO

Modalidade: Capacitação
Proponente: Corpo Docente de Língua Inglesa do CEJA, turno matutino
Tema Central: Curso de Conversação em Língua Inglesa
Coordenação do Projeto: Elizabete Rocha de Souza Lima
Período de Realização: agosto a novembro de 2013
Carga Horária: 60 horas
Local: Laboratório de multimídia do CEJA
Clientela: alunos, professores e funcionários do CEJA e comunidade imperatrizense, bem como, alunos de outros estabelecimentos de ensino da Rede Pública Estadual e Municipal, com prioridade para alunos da modalidade de Ensino EJA que estejam cursando ou tenha cursado o ensino médio, nesta modalidade de ensino.

2 OBJETIVOS

2.1 Geral

Capacitar discentes e docentes do CEJA, bem como, outros da rede pública de ensino, em especial os da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Proporcionando aos mesmos, condições de aperfeiçoar seus conhecimentos através do domínio escrito e oral da Língua Inglesa.

2.2 Específicos

Desenvolver as habilidades linguísticas dos alunos através da prática da compreensão e expressão oral na língua inglesa;

Assimilar e empregar corretamente as estruturas da língua alvo em nível básico, sob um enfoque comunicativo;

Acessar informações que lhes proporcionem conhecimento e ações reflexivas sobre a cultura de falantes da língua inglesa e sobre a sua própria cultura;

Capacitar alunos e funcionários do CEJA a usar a língua inglesa como uma ferramenta de comunicação expressão.

3 JUSTIFICATIVA

As exigências do mercado de trabalho e a deficiência da oralidade dos alunos de Língua Inglesa, especialmente os alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), assim como, os das demais escolas da Rede Pública são fatores que há muito têm causado incômodo a professores de língua inglesa e a pesquisadores desta área de ensino. Verifica-se que a escola não tem conseguido preparar os alunos, adequadamente para atender às exigências do mercado de trabalho, que acaba por excluí-los.

Ao tentar-se entender quais as causas desta problemática, percebe-se que o problema tem sido reforçado por diversos fatores como: material didático inadequado, excessivo número de alunos por sala de aula, a carga horária mínima da disciplina e a falta de oportunidade dos alunos de aperfeiçoarem-se no idioma de maneira significativa para eles. Desta forma o corpo docente de Língua Inglesa do CEJA com o apoio da sua Direção e Coordenação, proporcionará aos referidos alunos, o Curso de Conversação em Língua Inglesa em nível Básico.

4 METAS

Inicialmente pretende-se atender turmas de nível Básico e posteriormente, havendo interesse por parte dos alunos, turmas de nível intermediário que serão divididas em grupos de no máximo 20 alunos por turma, para que de fato se efetive o desenvolvimento das competências comunicativas.

5 METODOLOGIA

A metodologia de ensino basear-se-à no enfoque comunicativo para o ensino de língua inglesa. O material didático, o programa do curso e a avaliação serão determinados pela professora de língua inglesa e coordenadora do projeto.

O aluno será submetido a três testes durante o módulo, nos quais serão avaliadas as habilidades de speaking, listening e writting: devendo obter média final 7,0.

Para ter direito ao certificado de conclusão do módulo, o aluno deverá ter 75% de presença ao término do módulo. O certificado será de 60 horas. E o mesmo será respaldado pela direção e coordenação do CEJA.

Quanto aos critérios de formação das turmas, duração do curso e custos com o mesmo, está previsto que:

A Formação das turmas dar-se-`a partir da disponibilidade do horário do aluno para o sábado à tarde.

A turma deverá ter no mínimo 10 alunos para iniciar.

Os alunos tanto da 1ª quanto da 2ª etapa do ensino médio farão o nível Básico que será dividido em dois módulos. Cada módulo terá duração de um semestre letivo.

O nível Básico terá dois módulos divididos em dois semestres, Básico I e II perfazendo uma carga horária de 120 horas no final do curso.
As inscrições serão feitas na secretaria da escola ou com a própria professora, mediante o preenchimento de uma ficha de inscrição, no período de 14 a 23/08 de 2013 das 07:00 às 11:00 de segunda à sexta.

As aulas serão ministradas pela professora de Língua Inglesa do CEJA, Elizabete Rocha de Souza Lima.

O curso será auto-sustentável, portanto não acarretará em nenhum ônus para a escola.

Os alunos pagarão uma taxa única de R$20,00 equivalente ao material que será usado durante o semestre e à confecção do certificado de conclusão do curso.

6 RECURSOS

6.1 Humanos

Professora de Língua Inglês
Direção e Coordenação do CEJA
Secretária do CEJA

6.2 Materiais

Sala de aula e Laboratório de multimídia do CEJA
Pincel para quadro branco e apagador
Papel A4
Projetor para data show
Notebook
Certificado de conclusão do curso
CD
DVD
Tinta para impressora (colorida e preta)
Apostilas para os alunos
Xerox

7 AVALIAÇÃO

A avaliação será feita em primeira instância pela professora ministrante do curso. No final do semestre, a professora elaborará relatório para ser apresentado à Direção do Curso do CEJA para que as falhas possam ser detectadas e para que o projeto seja melhorado ou modificado em sua continuidade.

ELABORADORA: Elizabete Rocha de Souza Lima


DATA: 24/08/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário