HISTÓRICO CEJA - VISÃO E MISSÃO

VISÃO E MISSÃO DA ESCOLA

O Centro de Educação de Jovens e Adultos na busca de melhoria para a qualidade do ensino nos próximos anos, visa alcançar resultados positivos como: diminuir o problema de evasão; melhorar o índice de aprovação; participação integrada da comunidade escolar, questionadoras do processo educativo; aprimorar o planejamento coletivo e interdisciplinar.

O CEJA tem como missão reintegrar os jovens e adultos excluídos do ensino regular, oferecendo a estes oportunidades de desenvolver suas potencialidades e habilidades adquirindo valores éticos, morais religiosos e culturais através do processo ensino aprendizagem. Tornando-os assim cidadãos críticos e participativos no seu contexto social.

HISTÓRICO

A escola tem sua origem no ano de 1982, com a denominação de Centro de Estudos Supletivos, ligada ao ensino modular, que visava atender alunos adultos de 1º e 2º graus. Quanto ao Ensino Médio era oferecido no sistema Telecurso, utilizando como principal recurso o Kit TV/Vídeo. Além dessa modalidade, o CES oferecia o Projeto Minerva, indicado para estudantes de 5ª a 8ª série. Nesse caso, os alunos precisavam ter uma freqüência regular e participação direta nas aulas.

Posteriormente, foi extinto o ensino modular e o Projeto Minerva, permanecendo o ensino supletivo em etapas, em regime presencial. Nessa fase, a escola continuava atendendo o Ensino Fundamental e Médio.

No ano de 2000, foi implantada a Banca Permanente de Avaliação com a Resolução CNE/CNB nº 01/2000, para os candidatos remanescentes do Exame de Suplência.

ASPECTOS FÍSICOS

O Centro de Educação de Jovens e Adultos ocupa uma área total de 2.413,34 m², sendo uma área construída de 734,75 m², situado na Rua Leôncio Pires Dourado, s/n Praça da Bíblia – Bacuri - Imperatriz/MA. Está distribuído entre dois pavilhões, com 7 salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, depósito, banheiros para alunos, sala para professores, banheiros para professores, secretaria, diretoria, pátio coberto onde acontecem os eventos da escola.

PROJETO "CULTURA AFRO-BRASILEIRA" 2012


ESTADO DO MARANHÃO
UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE IMPERATRIZ
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - CEJA
Rua Leôncio Pires Dourado S/N Praça da Bíblia
FONE: (99)3523-0206


PROJETO "CULTURA AFRO-BRASILEIRA" 2012
CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - CEJA

1.1 TEMA: CULTURA AFRO-BRASILEIRA
1.2  Executor: Centro de Educação de Jovens e Adultos - CEJA
1.3 Endereço: Rua Leôncio Pires Dourado – Praça da Bíblia
1.4 Município: Imperatriz - MA
1.5 Período de execução: ano de 2012
1.6 Abrangência: Ensino Médio Eja
1.7 Coordenação: Professores de 1ª e 2ª Etapa das áreas de História, Geografia, Arte, Química, Física, Biologia, Matemática, Inglês, Filosofia, Sociologia e Comunicação e Expressão, juntamente com a Equipe Gestora  e Coordenação pedagógica da Escola.
1.8 Participação: Professores, alunos, funcionários e comunidade.

2 PROBLEMATIZAÇÃO:

Historicamente o Brasil, teve uma postura ativa e permissiva diante do racismo e do preconceito, a Lei em si, não basta, é preciso propor novos questionamentos, fornecendo informações necessárias, buscando reconhecer a importância da cultura Afro-Brasileira enquanto cultura do povo brasileiro, sendo este em sua maioria afro descendentes. Diante disso, qual seria o papel concreto da escola para viabilizar a conscientização da sociedade?

3 JUSTIFICATIVA:

Abordar a questão da diversidade racial, valorizando e respeitando as diferenças, apontando as contribuições dos negros no patrimônio cultural, político e social no desenvolvimento da sociedade brasileira. Promover a releitura da História do mundo africano, sua cultura e os reflexos sobre a vida dos afro-brasileiros em geral, rompendo com o modelo vigente na sociedade brasileira, garantindo a cidadania e a igualdade racial.
Para promover a releitura da História do mundo africano, sua cultura e os reflexos sobre a vida dos afro-brasileiros em geral, rompendo com o modelo vigente na sociedade brasileira, garantindo a cidadania e a igualdade racial. A Lei em si não basta, é preciso que modifiquemos o ensino-aprendizagem para que tenhamos um resultado eficaz, valorizando conhecimentos dessa cultura, fazendo acontecer mudanças necessárias. Aprendemos a História dos outros, ou parte dela, no entanto a cultura universal inclui feitos Afros de grande importância, entretanto, estes são desconhecidos ou desprezados pela educação brasileira. Uma sociedade democrática e justa inclui todos os setores da população, não admitindo a existência de distorções, diferenças ou dominação.

4 OBJETIVOS GERAIS:
> Romper com o modelo pedagógico vigente, incluindo afro-brasileiros na condição de decisório para a construção da sociedade. 
>Proporcionar condições a alunos e professores de apropriarem-se de novos saberes sobre a história e a cultura Afro-brasileira.
>Trabalhar a questão da diversidade cultural entre Brasil e África, num processo de identificação com as nossas identidades culturais, com o intuito de resgatar a cidadania. 
>Proporcionar condições ao Afro-brasileiro, promover a cidadania e igualdade racial, alcançáveis por meio de uma pedagogia multirracial.

5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
>  Identificar tempo e espaço da origem dos grupos africanos que vieram para o Brasil.
>Reconhecer que o Brasil foi o País que mais importou escravos negros.
>Perceber os diferentes tipos de religiões, costumes e línguas.
>Despertar para a africanidade brasileira em manifestações na arte, esportes, culinária, língua, religião, como elementos de formação da cidadania.
>Comparar o relacionamento entre africanos na era pré-colonial, no período de dominação européia e na atualidade.
>Discutir e conhecer as personalidades negras que deixaram ou estão deixando sua contribuição nos diversos setores da sociedade, como expressões culturais, desportivas, artísticas, políticas, musicais, religiosas etc...
>Reconhecer que o tráfico humano foi uma atividade fundamental para o capitalismo mercantilista.
>Perceber os diferentes tipos físicos entre os africanos.
>Constatar as diferenças e semelhanças de vida entre afro-brasileiros e negros de outros países.
>Proporcionar condições para o conhecimento sobre questões relativas a saúde e doenças.
>Discutir e conhecer as personalidades negras que deixaram ou estão deixando sua contribuição nos diversos setores da sociedade, como expressões culturais, desportivas, artísticas, políticas, musicais, religiosas etc.

6- AÇÕES DO PROJETO:

Questionar os alunos sobre o que sabem, que idéias e opiniões, dúvidas ou hipótese sobre o tema em debate, valorizando seus conhecimentos.
 Desenvolver atividades com diferentes fontes de informações em livros, jornais, revistas, filmes, fotos, visitas, passeios e confrontar dados e abordagem.
Trabalhar com documentos variados, edificações, plantas urbanas, mapas, instrumentos de trabalho, rituais, adornos, meios de comunicação, vestimentas, textos, imagens e filmes.
Ensinar procedimentos de pesquisa consulta em fontes bibliográficas, organização de informações coletadas, como obter informações de documentos, como proceder em visitas e estudos.
Promover estudos e reflexões sobre diversidade de modo de vida e de costumes dos afros brasileiros.
Promover estudos e reflexão sobre a presença na atualidade de elementos afro brasileiros na localidade.
Propor estudos sobre a diversidade étnico racial da comunidade e suas relações.
Construir com os alunos: resumos orais, em forma de textos, gráficos, linha de tempo, criação de brochuras, murais, teatros, danças, coreografias, comidas, vestimentas, instrumentos utilizados no trabalho, nos rituais, nas danças, exposições e estimular a criatividade expressiva.
Propor pesquisa específica envolvendo rituais e superstições hoje concebidas que percorreram tempo e espaço na sociedade brasileira envolvendo a etnia afra brasileira.
Propor pesquisa científica envolvendo a culinária afro-brasileira e sua inclusão no dia-a-dia do povo brasileiro e em especial da comunidade.
Propor a culminância dos trabalhos em forma de feira pedagógica com apresentações de todas as atividades planejadas.

7- AVALIAÇÃO:
A avaliação acontecerá de forma diagnóstica e contínua, levando em consideração os avanços individuais dentro da coletividade e a participação no desenvolvimento das atividades propostas, dando oportunidade ao professor, de rever a própria prática docente criando novas possibilidades para estimular os alunos a desenvolverem suas potencialidades e mudanças de postura, mostrando-lhes que uma sociedade democrática e justa, inclui todos os setores da população, não admitindo a existência de distorções, diferenças ou dominação. Será considerada satisfatória se todas as etapas dessa atividade Temática forem desenvolvidas, de modo a aperfeiçoar a democracia representativa, a construir consciência de igualdade e percebermos que todos cooperativamente podem construir uma sociedade mais fraterna e justa. Também que se consiga organizar a culminância marcada para o dia 23 de novembro de forma a congregar todas as turmas e suas produções.

8 CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Este Projeto visa a apropriação de diversos saberes, além da conscientização sobre temas relevantes como legislação, tolerância, direitos e deveres. Não é um Projeto acabado, portanto, deve ser desenvolvido diariamente no cotidiano escolar, criando apropriações de novas aprendizagens, a partir de reflexões e esclarecimentos sobres outras culturas. 
Não importa se você é negro, branco, se tem olhos azuis, ou verdes ou escuros...
O importante é você ter Deus...
...e ele não cria nada em vão... (Bob Marley)

Um comentário:

  1. Lagoa como sempre, muito organizada em seus trabalhos. Tenho orgulho de ter sido lapidado por "suas mãos"! rsrrsrs

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