ESTADO DO MARANHÃO
UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE IMPERATRIZ
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - CEJA
Rua Leôncio Pires Dourado S/N Praça da Bíblia
FONE: (99)3523-0206
PROJETO "CULTURA AFRO-BRASILEIRA" 2012
CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - CEJA
1.1
TEMA: CULTURA AFRO-BRASILEIRA
1.2
Executor: Centro de Educação de Jovens e Adultos - CEJA
1.3 Endereço: Rua Leôncio Pires
Dourado – Praça da Bíblia
1.4 Município: Imperatriz - MA
1.5 Período de execução: ano de 2012
1.6 Abrangência: Ensino Médio Eja
1.7 Coordenação: Professores de 1ª e
2ª Etapa das áreas de História, Geografia, Arte, Química, Física, Biologia,
Matemática, Inglês, Filosofia, Sociologia e Comunicação e Expressão, juntamente
com a Equipe Gestora e Coordenação
pedagógica da Escola.
1.8 Participação: Professores, alunos,
funcionários e comunidade.
2 PROBLEMATIZAÇÃO:
Historicamente o Brasil, teve uma postura
ativa e permissiva diante do racismo e do preconceito, a Lei em si, não basta,
é preciso propor novos questionamentos, fornecendo informações necessárias,
buscando reconhecer a importância da cultura Afro-Brasileira enquanto cultura
do povo brasileiro, sendo este em sua maioria afro descendentes. Diante disso,
qual seria o papel concreto da escola para viabilizar a conscientização da
sociedade?
3 JUSTIFICATIVA:
Abordar a questão da diversidade racial,
valorizando e respeitando as diferenças, apontando as contribuições dos negros
no patrimônio cultural, político e social no desenvolvimento da sociedade
brasileira. Promover a releitura da História do mundo africano, sua cultura e
os reflexos sobre a vida dos afro-brasileiros em geral, rompendo com o modelo vigente na sociedade brasileira,
garantindo a cidadania e a igualdade racial.
Para
promover a releitura da História do mundo africano, sua cultura e os reflexos
sobre a vida dos afro-brasileiros em geral, rompendo com o modelo vigente na
sociedade brasileira, garantindo a cidadania e a igualdade racial. A Lei em si
não basta, é preciso que modifiquemos o ensino-aprendizagem para que tenhamos
um resultado eficaz, valorizando conhecimentos dessa cultura, fazendo acontecer
mudanças necessárias. Aprendemos a História dos outros, ou parte dela, no
entanto a cultura universal inclui feitos Afros de grande importância,
entretanto, estes são desconhecidos ou desprezados pela educação brasileira.
Uma sociedade democrática e justa inclui todos os setores da população, não
admitindo a existência de distorções, diferenças ou dominação.
4 OBJETIVOS GERAIS:
> Romper com o modelo pedagógico vigente, incluindo
afro-brasileiros na condição de decisório para a construção da sociedade.
>Proporcionar condições a alunos e professores de apropriarem-se
de novos saberes sobre a história e a cultura Afro-brasileira.
>Trabalhar a
questão da diversidade cultural entre Brasil e África, num processo de
identificação com as nossas identidades culturais, com o intuito de resgatar a
cidadania.
>Proporcionar condições ao Afro-brasileiro,
promover a cidadania e igualdade racial, alcançáveis por meio de uma pedagogia
multirracial.
5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
> Identificar tempo e espaço da origem dos grupos
africanos que vieram para o Brasil.
>Reconhecer que o Brasil foi o País que mais importou
escravos negros.
>Perceber os diferentes tipos de religiões, costumes
e línguas.
>Despertar para a africanidade brasileira em
manifestações na arte, esportes, culinária, língua, religião, como elementos de
formação da cidadania.
>Comparar o relacionamento entre africanos na era
pré-colonial, no período de dominação européia e na atualidade.
>Discutir e
conhecer as personalidades negras que deixaram ou estão deixando sua
contribuição nos diversos setores da sociedade, como expressões culturais,
desportivas, artísticas, políticas, musicais, religiosas etc...
>Reconhecer que o tráfico humano foi uma
atividade fundamental para o capitalismo mercantilista.
>Perceber os diferentes tipos físicos entre os
africanos.
>Constatar as
diferenças e semelhanças de vida entre afro-brasileiros e negros de outros
países.
>Proporcionar
condições para o conhecimento sobre questões relativas a saúde e doenças.
>Discutir e
conhecer as personalidades negras que deixaram ou estão deixando sua contribuição
nos diversos setores da sociedade, como expressões culturais, desportivas,
artísticas, políticas, musicais, religiosas etc.
6- AÇÕES DO PROJETO:
> Questionar
os alunos sobre o que sabem, que idéias e opiniões, dúvidas ou hipótese sobre o
tema em debate, valorizando seus conhecimentos.
> Desenvolver atividades com diferentes fontes
de informações em livros, jornais, revistas, filmes, fotos, visitas, passeios e
confrontar dados e abordagem.
> Trabalhar
com documentos variados, edificações, plantas urbanas, mapas, instrumentos de
trabalho, rituais, adornos, meios de comunicação, vestimentas, textos, imagens
e filmes.
> Ensinar
procedimentos de pesquisa consulta em fontes bibliográficas, organização de
informações coletadas, como obter informações de documentos, como proceder em
visitas e estudos.
> Promover
estudos e reflexões sobre diversidade de modo de vida e de costumes dos afros
brasileiros.
> Promover
estudos e reflexão sobre a presença na atualidade de elementos afro brasileiros
na localidade.
> Propor
estudos sobre a diversidade étnico racial da comunidade e suas relações.
> Construir
com os alunos: resumos orais, em forma de textos, gráficos, linha de tempo,
criação de brochuras, murais, teatros, danças, coreografias, comidas,
vestimentas, instrumentos utilizados no trabalho, nos rituais, nas danças,
exposições e estimular a criatividade expressiva.
> Propor
pesquisa específica envolvendo rituais e superstições hoje concebidas que
percorreram tempo e espaço na sociedade brasileira envolvendo a etnia afra brasileira.
> Propor
pesquisa científica envolvendo a culinária afro-brasileira e sua inclusão no
dia-a-dia do povo brasileiro e em especial da comunidade.
> Propor
a culminância dos trabalhos em forma de feira pedagógica com apresentações de
todas as atividades planejadas.
7- AVALIAÇÃO:
A avaliação acontecerá de forma diagnóstica e
contínua, levando em consideração os avanços individuais dentro da coletividade
e a participação no desenvolvimento das atividades propostas, dando
oportunidade ao professor, de rever a própria prática docente criando novas
possibilidades para estimular os alunos a desenvolverem suas potencialidades e
mudanças de postura, mostrando-lhes que uma sociedade democrática e justa,
inclui todos os setores da população, não admitindo a existência de distorções,
diferenças ou dominação. Será considerada satisfatória se todas
as etapas dessa atividade Temática forem desenvolvidas, de modo a aperfeiçoar a
democracia representativa, a construir consciência de igualdade e percebermos
que todos cooperativamente podem construir uma sociedade mais fraterna e justa.
Também que se consiga organizar a culminância marcada para o dia 23 de novembro
de forma a congregar todas as turmas e suas produções.
8
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Este Projeto visa a apropriação de diversos saberes, além da conscientização
sobre temas relevantes como legislação, tolerância, direitos e deveres. Não é
um Projeto acabado, portanto, deve ser desenvolvido diariamente no cotidiano
escolar, criando apropriações de novas aprendizagens, a partir de reflexões e
esclarecimentos sobres outras culturas.
Não importa se você é negro, branco, se tem olhos azuis, ou verdes ou
escuros...
O importante é você ter Deus...
...e ele não cria nada em vão... (Bob Marley)
Lagoa como sempre, muito organizada em seus trabalhos. Tenho orgulho de ter sido lapidado por "suas mãos"! rsrrsrs
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