HISTÓRICO CEJA - VISÃO E MISSÃO

VISÃO E MISSÃO DA ESCOLA

O Centro de Educação de Jovens e Adultos na busca de melhoria para a qualidade do ensino nos próximos anos, visa alcançar resultados positivos como: diminuir o problema de evasão; melhorar o índice de aprovação; participação integrada da comunidade escolar, questionadoras do processo educativo; aprimorar o planejamento coletivo e interdisciplinar.

O CEJA tem como missão reintegrar os jovens e adultos excluídos do ensino regular, oferecendo a estes oportunidades de desenvolver suas potencialidades e habilidades adquirindo valores éticos, morais religiosos e culturais através do processo ensino aprendizagem. Tornando-os assim cidadãos críticos e participativos no seu contexto social.

HISTÓRICO

A escola tem sua origem no ano de 1982, com a denominação de Centro de Estudos Supletivos, ligada ao ensino modular, que visava atender alunos adultos de 1º e 2º graus. Quanto ao Ensino Médio era oferecido no sistema Telecurso, utilizando como principal recurso o Kit TV/Vídeo. Além dessa modalidade, o CES oferecia o Projeto Minerva, indicado para estudantes de 5ª a 8ª série. Nesse caso, os alunos precisavam ter uma freqüência regular e participação direta nas aulas.

Posteriormente, foi extinto o ensino modular e o Projeto Minerva, permanecendo o ensino supletivo em etapas, em regime presencial. Nessa fase, a escola continuava atendendo o Ensino Fundamental e Médio.

No ano de 2000, foi implantada a Banca Permanente de Avaliação com a Resolução CNE/CNB nº 01/2000, para os candidatos remanescentes do Exame de Suplência.

ASPECTOS FÍSICOS

O Centro de Educação de Jovens e Adultos ocupa uma área total de 2.413,34 m², sendo uma área construída de 734,75 m², situado na Rua Leôncio Pires Dourado, s/n Praça da Bíblia – Bacuri - Imperatriz/MA. Está distribuído entre dois pavilhões, com 7 salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, depósito, banheiros para alunos, sala para professores, banheiros para professores, secretaria, diretoria, pátio coberto onde acontecem os eventos da escola.

DECLARAÇÃO DE AMOR À BIOLOGIA

Ah! A Biologia. O que seria de nossas vidas sem essa logia da vida? A quantas estaríamos nessa hora se não fosse por aqueles que dedicaram vossas vidas em prol da produção do conhecimento, da pesquisa qualitativa e investigativa sobre todas as coisas? Desde que eu era criança, sempre tive curiosidade em saber o porquê das coisas acontecerem e mesmo sabendo de algumas coisas, sinto que nada sei e que nunca saberei o suficiente, como eu gostaria de saber. Porque tantas doenças ainda sem cura? De onde viemos, para onde vamos? Quem fez quem? Tantas perguntas sem respostas e mesmo assim, a vida nos fascina, nos surpreende a cada esquina em que ela aparece radiante.

É nesse espírito de amor pela vida que inicio meus projetos, minhas aulas que pretende gerar conhecimento de tudo aquilo que se relaciona com a vida e se possível, sem superficialidade alguma. Espero que você, aluno, seja sempre ativo em nossas discussões sadias e que possamos juntos, elevar nosso nível de conhecimento, discutindo sobre aquilo que mais nos importa: a vida.

Francisca Lagoa Costa Vale, Professora de Biologia e Diretora Adjunta do Centro de Educação de Jovens e Adultos CEJA em Imperatriz / Maranhão. Esse blog CEJA mais inteligente foi idealizado para que todos os alunos possam acessar e conhecer melhor todas as outras disciplinas lindas e em especial Biologia e se tornarem tão apaixonados por ela quanto eu. Definitivamente amo a Biologia.



Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog, sou estudante de Biologia e é um amor perceber esse sentimento em outras pessoas que faz o que gosta!
    Parabéns!
    Att.
    Rafaella Gregório.

    ResponderExcluir